Segunda Guerra Mundial - Parte I

Depois da Primeira Guerra mundial a Europa sofreu diversas transformações em sua economia e política, fazendo-a entrar em instabilidade. Com a Crise de 29, o países de tendência capitalista sofream com aumento do desemprego e a queda da bolsa de valores. A Alemanha foi o país mais afetado por causa das restrições do Tratado de Versalhes. Este também foi uma fator importante na transformação mundial, já que favoreceu o revanchismo, e formaram-se blocos e alianças mais uma vez, acelerando a corrida armamentista.

Tudo isso fez com se instalassem Estados totalitários, com regimes de direita, como o facismo italiano e o nazismo (facismo+nacionalismo) alemão e de esquerda como o socialismo soviético. A expansão socialista, causada pela Revolução Russa era uma ameaça ao capitalismo.

Alianças

Em 1936 o Japão formou o Pacto Antikomintern (anticomunista) para barrar o socialismo. Assim, Alemanha, Itália e Japão formaram o Eixo. Antes dessa aliança o Japão invadiu a Manchúria, na China ameaçando os interesses ingleses da Ásia.

Países do Eixo:
Alemanha
Itália
Japão

Países Aliados:
Inglaterra
França
URSS

França e Inglaterra já nutriam o revanchismo contra a Alemanha, se unindo então com a URSS que também possuía esse sentimento contra os nazistas. Mas cabe aqui uma pergunta:

Como a Alemanha teria se fortalecido com as restrições do Tratado de Versalhes?

Os aliados permitiram o fortalecimento bélico alemão por saber que eram inimigos dos soviéticos e, assim sendo, iriam lutar entre si e destruir tanto o nazismo quanto o socialismo.

Pode-se perceber que a Alemanha está entre a França e Inglaterra e a Rússia (antiga URSS). Então o exército alemão teria que se dividir para poder guerrear. Isso, logicamente o deixaria fraco e a Alemanha sairia derrotada.
A solução encontrada por Hitler para não dividir o seu exército, foi fazer um acordo com a URSS, que ficou conhecido como Pacto de Ribbentrop-Molotov. Os aliados tinham posse da Polônia e não permitiam a anexação do território a Alemanha. Nesse acordo, a URSS não reagiria caso Alemanha invadisse a Polônia. Feito o acordo, Hitler invadiu a Polônia e os ingleses declararam guerra com ajuda da França. No ano seguinte tropas alemãs invadiram colônias francesas e cercaram os franceses. Estes foram transportados para a Inglaterra e as tropas alemãs tomaram Paris. Só ai os italianos resolveram entrar de fato na guerra.

Continua.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquise

Sobre este blog

Somos um grupo de alunos do 3º ano do Colégio Guadalupe. Nosso professor de Informática instituiu a seguinte atividade: a criação de um blog para cada matéria do nosso curriculo escolar. Como vocês já perceberam, escolhemos História.

Através deste blog, estaremos compartilhando com vocês os assuntos abordados em sala de aula, para que o mesmo sirva todos os pré-vestibulandos (como nós) ou apenas amantes da História.

Logicamente, todas as informações são supervisionadas pelo nosso prof. Edemir Brasil.


;)

Acompanhem!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Gabarito - Segunda Guerra

01) E
02) A
03) C
04) E
05) B
06) A
07) D
08) E