Período Regencial

Período entre o primeiro e o segundo reinado, irá existir porque D. Pedro I abdica do trono e seu filho "Pedrinho" herda, porém por ser de menor não pôde assumir, havendo assim uma  Regência Trina dispositivo legal onde três pessoas governavam enquanto D Pedro II ficava de maior. Período altamente conturbado, com várias revoltas incluindo: Cabanagem (Pará), Sabinada (Bahia), Balaiada (Maranhão), Farropilha (Rio Grande do Sul). Disputa entre duas classes, Unitarista na qual defendia a centralização do poder onde as províncias deveriam aceitar as ordens, contra o Federalismo no qual defendia a união das províncias e autonomia para elas.
Uma figura importante foi Padre Feijó que fez parte da regência trina temporária e permanente ele cria a guarda nacional, o código penal, ato adiconal, assembléia legislativa e o municipio neutro (Rio de Janeiro) a capital. Feijó é pressionado pelos conservadores e renuncia e vem Araújo Pinho que criará a Lei interpretativa do ato adicional. Clube da maioridade antecipa-se a maioridade para 15 anos e fim da regência D Pedro II assume.

2 comentários:

Lucas 19 de agosto de 2010 às 18:56  

Valeu blog Historando !

Esse post ajudará bastante no sabado na prova (Y

Historando 19 de agosto de 2010 às 21:20  

^^ valeu Lucaas

Postar um comentário

Pesquise

Sobre este blog

Somos um grupo de alunos do 3º ano do Colégio Guadalupe. Nosso professor de Informática instituiu a seguinte atividade: a criação de um blog para cada matéria do nosso curriculo escolar. Como vocês já perceberam, escolhemos História.

Através deste blog, estaremos compartilhando com vocês os assuntos abordados em sala de aula, para que o mesmo sirva todos os pré-vestibulandos (como nós) ou apenas amantes da História.

Logicamente, todas as informações são supervisionadas pelo nosso prof. Edemir Brasil.


;)

Acompanhem!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Gabarito - Segunda Guerra

01) E
02) A
03) C
04) E
05) B
06) A
07) D
08) E