História... Por que?

Nada melhor do que começar um blog de História falando dessa matéria que muitos dizem não gostar.
Por que temos que estudar história afinal de contas? Por que levamos tanto tempo para saber o que pessoas que já morreram fizeram?

É tudo muito simples. Vamos a um exemplo: algo aconteceu e você quer contar para seu melhor amigo. Então você conta a história para ele entender através da oralidade, da escrita, de imagens, ou seja, busca estratégias para deixá-lo mais próximo do fato, da mesma forma que seu melhor amigo não compreenderia o acontecido se você não tivesse fontes, nós não compreenderíamos como tudo acontece nesse mundo sem a belíssima História.

O estudo histórico começou quando os homens encontraram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré História e História. Fazendo uma pequena pesquisa, trouxe algumas informações relevantes para aqueles que ainda se questionam : "Por que História?"

A chamada Pré-história iniciou-se com o surgimento do Homem na Terra, durando até cerca de 4.000 a.C. Caracterizou-se pelo nomadismo e atividades de caça, além da agricultura e da pecuária. Tudo isso contribuiu para o sedentarismo e criação de cidades.
De acordo com historiadores, essa foi a época da descoberta do fogo e da domesticação de animais.

Após esse período, surgiu então a chamada Idade Antiga, que durou até 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente. Foi nesse período que surgiram as civilizações, sendo as principais Grécia e Roma. Depois veio a Idade Média que saiu de cena em 1453 com a conquista da Constantinopla pelos turcos otomanos (depois vamos postar para vocês descobrirem quem são). Sua principal característica foi o modo de produção feudal. A chamada Idade Moderna foi considerada até 1789 com a Revolução Francesa. Foi a época da imprensa, de descobrimentos marítimos e do famoso movimento Renascentista. Surgiu ai o modo de produção capitalista. Já a Idade Contemporânea é a que vivemos hoje.

Se depois disso você continua se perguntando o porque da história, então.....
Espera os outros posts que você entende.

Agradecendo a ajudinha da famosa fonte copie&cole: Wikipédia.

2 comentários:

Anônimo 10 de agosto de 2010 às 21:39  

Interessante!

Hey! You. 17 de agosto de 2010 às 19:00  

A história é realmente importante para a construção de uma sociedade.
Tudo tem uma origem, e a história nos mostra essas origens.
Great Post :)

Postar um comentário

Pesquise

Sobre este blog

Somos um grupo de alunos do 3º ano do Colégio Guadalupe. Nosso professor de Informática instituiu a seguinte atividade: a criação de um blog para cada matéria do nosso curriculo escolar. Como vocês já perceberam, escolhemos História.

Através deste blog, estaremos compartilhando com vocês os assuntos abordados em sala de aula, para que o mesmo sirva todos os pré-vestibulandos (como nós) ou apenas amantes da História.

Logicamente, todas as informações são supervisionadas pelo nosso prof. Edemir Brasil.


;)

Acompanhem!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Gabarito - Segunda Guerra

01) E
02) A
03) C
04) E
05) B
06) A
07) D
08) E